Monday, January 23, 2006

Cavaco à primeira
Nuno Silva e Pinto




Os portugueses elegeram, no passado dia 22, Aníbal Cavaco Silva para Presidente da República.A sua vitória já era esperada, como as sondagens tinham vindo a demonstrar e a projecção realizada pelos órgãos da comunicação social, às 20h, apontava para a vitória absoluta de Cavaco Silva na corrida a Belém.

O professor ganhou com 50,59% e exceptuando o distrito de Beja, em que Jerónimo de Sousa passou à frente com uns escassos 157 votos, todos os outros distritos garantiram a vitória a Cavaco Silva.

Os apoiantes do novo Presidente da República só às 22h é o que o puderam ouvir. Cavaco até essa hora permaneceu em casa a aguardar a divulgação dos resultados, num ambiente mais familiar.

Numa declaração no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o candidato agradeceu os votos, saudou os adversários políticos e prometeu estar atento a todas as necessidades dos cidadãos. "Neste exacto momento se dissolve a maioria que me elegeu. Quero ser e serei o Presidente de todos os portugueses", afirmou o novo presidente.Cavaco Silva prometeu também, tal como tinha vindo a afirmar durante sua a campanha, que iria cooperar com o Governo e os restantes órgãos de soberania. "De mim o Governo legítimo de Portugal, como os demais órgãos de soberania podem esperar um espírito leal, de respeito, de cooperação e entreajuda", afirmou.

Manuel Alegre, com 20,72%, ganhou a Mário Soares, que com apenas 14,34% dos votos, assumiu a derrota com fair-play democrático: "Assumo a derrota com sentido do dever cumprido, fair-play democrático e sentido de responsabilidade".Jerónimo de Sousa seguiu-se, com 8,59%, Francisco Louçã, com 5,31% e por fim, Garcia Pereira, com 0,44%, dos votos desta campanha eleitoral.

Aníbal Cavaco Silva é assim o primeiro Presidente da República de direita desde o 25 de Abril.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home